Voltar para   página anterior

Famílias agricultoras ligadas à ACEPAC-PB assinam carta de intenção para o “Pacto Cariri Sustentável”


Por Acsa Macena

A coordenação do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos/Diaconia participou na última semana (30/06) da assinatura da carta de intenção do “Pacto Cariri Sustentável”, que promoverá ações que visam desenvolver o território, a partir do apoio da IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável e da Fundação Laudes.

A assinatura aconteceu na Câmara Municipal de Monteiro-PB e teve a participação de representantes da ACEPAC-PB, equipe da IDH, prefeita do município, além de vereadores, representante do Banco do Nordeste, SEBRAE e atores locais como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMSD).

A Associação de Certificação Participativa dos Produtores Agroecológicos do Cariri Paraibano (ACEPAC/PB) é formada por mais de 300 famílias agricultoras e é uma das três organizações que terá parceria direta com a IDH também nos territórios do Sertão do Pajeú-PE e Sertão do Apodi-RN. Também é uma das 7 associações rurais de certificação orgânica participativa acompanhadas pela Diaconia no Semiárido, tendo neste território o apoio técnico da Arribaçã e do CEOP.

O Projeto incentiva um conjunto de metodologias e ferramentas que coloca agricultores e agricultoras na linha de frente nas diferentes etapas da produção do algodão em consórcios agroecológicos, ligando a produção, a organização e a comercialização.

Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada pela Diaconia e tem apoio financeiro da Laudes Foundation através do IDH – Sustainble Trade Initiative, da Inter-American Foundation (IAF), da V. Fair Trade e o Instituto Lojas Renner. No incentivo à gestão e disseminação do conhecimento, o Projeto é parceiro estratégico do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE e da Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE). Ainda é parceiro do SENAI Têxtil e Confecção da Paraíba, Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/IBA/Governo do Paraguai, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar no Rio Grande do Norte. A área de atuação é em 7 territórios e 6 estados na região semiárida do Nordeste do Brasil. Há colaboração com ONGs locais (Instituto Palmas – Alto Sertão de Alagoas, ONG Chapada – Sertão do Araripe/PE­ e Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato – Sertão do Piauí) para a expansão do cultivo do algodão consorciado e fortalecimento dos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs) – Associações Rurais de Certificação Orgânica Participativa. No Sertão do Cariri, na Paraíba, o assessoramento técnico está sendo realizado pela Arribaçã, tendo ainda a parceria com o CEOP – Território do Curimataú/Seridó.  No Sertão do Pajeú (PE) e Sertão do Apodi (RN), a Diaconia mantém escritórios e atividades e se encarrega da implementação das ações locais do Projeto e parceria com CPT – RN.