Conheça o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos no Piauí
Em meio ao Semiárido Piauiense, o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos da Diaconia tem contribuído com o sonho de mais de 115 famílias de agricultores e agricultoras que desejam ter acesso ao mercado justo para suas produções agroecológicas, assim como se apropriar de mecanismos para o fortalecimento da agricultura familiar.
O processo de plantio, colheita e descaroçamento do algodão representa uma das principais fontes de renda dessas famílias. O incentivo se dá através da Associação dos (as) Produtores(as) Agroecológicos(as) do Semiárido Piauiense (APASPI) que junto ao projeto algodão está estruturando a cadeia de valor dos produtos do consórcio para geração do Selo Brasileiro Orgânico.
A abrangência se dá nos municípios de São Raimundo Nonato/PI, São Lourenço, Dom Inocêncio, São Bráz, Coronel José Dias e São João do Piauí. Em São Raimundo Nonato encontra-se localizado parte do Parque Nacional Serra da Capivara, um dos maiores da Região Nordeste, sendo protegido pela UNESCO.
Além do Semiárido Piauiense, o projeto algodão também está presente em 6 estados do nordeste brasileiro (AL, SE, PI, PE, RN e PB) com o objetivo de proporcionar a ampla formação e conhecimento sobre o algodão e produtos consorciados que são produzidos por famílias agricultoras vinculadas aos Organismos Participativos de Avaliação de Conformidade (OPACs).