Voltar para   página anterior

Globo Rural: Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos é destaque na TV Globo


Por Acsa Macena

O modelo de sustentabilidade coordenado pela Diaconia no âmbito do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos foi destaque no programa Globo Rural (TV Globo). O Projeto acompanha 7 associações rurais de certificação orgânica participativa em 6 estados do Semiárido do Brasil e já alcançou 1.400 famílias agricultoras.

A estratégia é fortalecer a expansão do algodão consorciado com culturas alimentares e forrageiras com a certificação orgânica participativa. Isso aproxima as famílias agricultoras ao comércio justo e ao mercado orgânico, impulsionando a geração de renda, além de garantir a segurança alimentar e nutricional delas.

Assista a reportagem completa no nosso canal do Youtube e junte-se a rede de parcerias que vem apoiando esse modelo no Nordeste do Brasil.

Assista também a entrevista exclusiva com Helen Martins, repórter, editora e apresentadora do programa Globo Rural da TV Globo sobre o impacto do algodão em consórcios agroecológicos no Semiárido.

Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada pela Diaconia e tem apoio financeiro da Laudes Foundation através do IDH – Sustainble Trade Initiative, da Inter-American Foundation (IAF), da V. Fair Trade e o Instituto Lojas Renner. No incentivo à gestão e disseminação do conhecimento, o Projeto é parceiro estratégico do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE e da Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE). Ainda é parceiro do SENAI Têxtil e Confecção da Paraíba, Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/IBA/Governo do Paraguai, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar no Rio Grande do Norte. A área de atuação é em 7 territórios e 6 estados na região semiárida do Nordeste do Brasil. Há colaboração com ONGs locais (Instituto Palmas – Alto Sertão de Alagoas, ONG Chapada – Sertão do Araripe/PE­ e Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato – Sertão do Piauí) para a expansão do cultivo do algodão consorciado e fortalecimento dos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs) – Associações Rurais de Certificação Orgânica Participativa. No Sertão do Cariri, na Paraíba, o assessoramento técnico está sendo realizado pela Arribaçã, tendo ainda a parceria com o CEOP – Território do Curimataú/Seridó.  No Sertão do Pajeú (PE) e Sertão do Apodi (RN), a Diaconia mantém escritórios e atividades e se encarrega da implementação das ações locais do Projeto e parceria com CPT – RN.