No Alto Sertão Sergipano, famílias agricultoras celebram o recebimento da primeira unidade de descaroçamento do algodão no território
Por Acsa Macena
A Associação de Certificação Orgânica Participativa de Agricultores e Agricultoras do Alto Sertão de Sergipe (ACOPASE), um dos 7 OPACs/SPGs apoiados pelo Projeto Algodão/Diaconia no Semiárido nordestino, recebeu uma placa simbólica em homenagem à primeira miniusina de descaroçamento e enfardamento do algodão no estado.
A entrega aconteceu no Assentamento Zé Emídio, município de Nossa Senhora da Glória, Alto Sertão Sergipano. Desde 2020, a aquisição do conjunto de máquina descaroçadeira e prensa hidráulica possibilitou a comercialização do algodão em pluma.
Esse avanço representa aproximadamente 280% de ganhos para as famílias agricultoras em relação à comercialização do algodão em rama. A partir de um arranjo institucional, o conjunto de máquinas foi viabilizado através da parceria da Diaconia com o FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE. Também são parceiros nessa ação em Sergipe o CDJBC e a UFS-Campus Sertão.
Assista o vídeo e entenda a importância dessa iniciativa:
Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada por Diaconia, em parceria estratégica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE). O Projeto conta com o apoio financeiro da Laudes Foundation, da Inter-American Foundation (IAF) e do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE. O Projeto ainda é parceiro do SENAI Têxtil e Confecção da Paraíba, e com o Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/Governo do Paraguai/IBA. Para a execução do Projeto nos territórios, a Diaconia estabeleceu parcerias com ONGs locais com experiência em Agroecologia que são responsáveis pelo assessoramento técnico para fortalecer os Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânico (OPACs) e a produção agroecológica. No Sertão do Piauí, a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato desenvolve as atividades na Serra da Capivara. No Sertão do Cariri, na Paraíba, o trabalho está sendo realizado pela Arribaçã, tendo ainda a parceria com o CEOP – Território do Curimataú/Seridó da Paraíba. No Sertão do Araripe, em Pernambuco, as ONGS CAATINGA e CHAPADA assumiram conjuntamente as ações do Projeto. As atividades no Alto Sertão de Alagoas e no Alto Sertão de Sergipe estão a cargo do Instituto Palmas e do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), respectivamente. No Sertão do Pajeú (PE) e no Oeste Potiguar (RN), territórios onde a Diaconia já mantém escritórios e atividades, ela mesma se encarrega da implementação das ações locais do Projeto e parceria com CPT – RN.
Deixe um comentário