Duas associações rurais de certificação orgânica participativa do interior de Pernambuco participam de feira da agricultura familiar em Recife-PE
Por Acsa Macena

Tahine, pasta de amendoim, óleo de gergelim, sementes de adubação verde e muito mais! Duas das 7 associações rurais de certificação orgânica participativa acompanhadas pela Diaconia no Semiárido participaram da 1ª Feira Integrada de Produtos Agricultura Familiar (FIPAGRI), organizada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) na última semana (19 a 22 de outubro).
São elas: Associação de Agricultoras e Agricultores Agroecológicos do Araripe (ECOARARIPE-PE) e a Associação Agroecológica do Pajeú (ASAP-PE), que em breve terá sua Unidade de Beneficiamento de Alimentos (UBA) inaugurada.

Para além do algodão, a Diaconia no âmbito do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos tem acompanhado todos os processos que envolvem a produção de 9 linhas de alimentos saudáveis, além do empacotamento de sementes de adubação verde. Também busca-se avançar na comercialização para o mercado orgânico, atacados, varejistas e outros.
Assista o vídeo e veja o sucesso que têm sido a aceitação dos produtos:
Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos – É uma iniciativa coordenada pela Diaconia e tem apoio financeiro da Laudes Foundation através do IDH – Sustainble Trade Initiative, da Inter-American Foundation (IAF), da V. Fair Trade e o Instituto Lojas Renner. No incentivo à gestão e disseminação do conhecimento, o Projeto é parceiro estratégico do FIDA/AKSAAM/UFV/IPPDS/FUNARBE e da Universidade Federal de Sergipe (UFS, Campus Sertão – Nossa Senhora da Glória/SE). Ainda é parceiro do SENAI Têxtil e Confecção da Paraíba, Projeto + Algodão – FAO/MRE-ABC/IBA/Governo do Paraguai, Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar no Rio Grande do Norte. A área de atuação é em 7 territórios e 6 estados na região semiárida do Nordeste do Brasil. Há colaboração com ONGs locais (Instituto Palmas – Alto Sertão de Alagoas, ONG Chapada – Sertão do Araripe/PE e Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato – Sertão do Piauí) para a expansão do cultivo do algodão consorciado e fortalecimento dos Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPACs) – Associações Rurais de Certificação Orgânica Participativa. No Sertão do Cariri, na Paraíba, o assessoramento técnico está sendo realizado pela Arribaçã, tendo ainda a parceria com o CEOP – Território do Curimataú/Seridó. No Sertão do Pajeú (PE) e Sertão do Apodi (RN), a Diaconia mantém escritórios e atividades e se encarrega da implementação das ações locais do Projeto e parceria com CPT – RN.
Deixe um comentário